Oficina de Introdução à Economia Solidária

Descrição do Curso

Breve descrição sobre este assunto, está oficina.

Sumário

1. Carga Horária

  • Aproximadamente 4 horas.

2. Mapa Conceitual

???? Não.

Error: no images found

3. Público Alvo

Capacidade: Máximo de 20 pessoas para um facilitador, até 25 para dois facilitadores.

4. Plano de Ensino

O quê Como Duração por etapa Comentários
Apresentação Perguntas essenciais: nome, o que fez/faz, por que se interessa pela Economia Solidária 10' Para grupos com maior nível de instrução, é interessante perguntar a formação acadêmica, justamente para explorar a multidimensão dos saberes em prol da Economia Solidária mais adiante. No caso de grupos populares, a mesma pergunta pode causar certo constrangimento; dessa forma é interessante focar na experiência de vida. Por último, apresentação dos facilitadores. Não esquecer de identificar os presentes com etiqueta para evitar a impessoalidade. Arrumar o ambiente em círculo.
Toró de Idéias Pergunta inicial: o que remete ao grupo as palavras Economia e Solidariedade? Pergunta final: é possível unir economia e solidariedade? (deixar no ar...) De 15' a 35' a depender do método adotado Há diferentes formas de estruturar essa dinâmica: 1) uma por uma das pessoas, já organizadas em círculo, emite sua opinião para todos sobre cada vocábulo, enquanto cada facilitador anota os significados nas folhas e flip-chart. Feita a pergunta pelos facilitadores, estimula-se que a resposta do grupo seja imediata. Aproximadamente 15' de pronunciamento e 15' de discussão. 2) cada participante anota em uma folha de rascunho a sua compreensão sobre os termos e após 5' revela para todo o grupo(isso garante maior elaboração de idéias). Aproximadamente 20' de pronunciamento e 15' de discussão. 3) divide-se o grupo presente em 2 equipes: uma é responsável por discutir solidariedade e outra economia. As idéias são ainda mais elaboradas, mas o esforço de síntese pode prejuducar a discussão. Aproximadamente 10' de formulação e 20' de pronunciamento e discussão.
Exibição da fita do Banco Palmas Apresentação da mais bem sucedida rede integrada de Economia Solidária do Brasil, o Banco Palmas, Fortaleza-CE Exibição do filme: 30' Questionamentos e explicações: aproximadamente 20' Questionamentos ao grupo: quais as impressões retiradas da exibição? 5' Segunda pergunta: o conceito de economia pode ser ampliado? 5' Ao final, recuperar dimensões econômicas fundamentais: mercado(enfatizando que a satisfação das necessidades humanas pode ser indissociável da reprodução ampliada do capital x ideologia burguesa, mito do lucro), consumo, finanças(moeda como instrumento de troca x reserva de valor; banco); trabalho(alienação do processo produtivo e dos meios de produção x autogestão). Ainda: transformação do bairro(ambiente), resgate da cidadania. 5'
Dinâmica 3 opções: a) Dança das cadeiras: indicada quando o grupo de pessoas é mais jovem. b) Cabo de vassoura: quando a predominância é de pessoas mais maduras(principalmente senhoras). c) teatro: grupo misto. De 15' a 60' a depender do método adotado Opção a: a arrumação da brincadeira é tal qual a popularizada, entretanto, após a rodada de música em que retira-se uma cadeira, ninguém é eliminado. Ao final, espera-se que todas as pessoas sentem-se, apoiando-se umas sobre as outras, mesmo sem nenhuma cadeira. É interessante escolher uma música com frequência mais rápida, para acelerar o movimento das pessoas. Aproximadamente 15'. Opção b: dividir a sala em pelo menos 3 grupos aproximadamente iguais; cada grupo deve levar o cabo de vassoura do alto até o chão sem segurá-lo à mão, contando apenas com a cavidade entre o polegar e o indicador. O grupo menos colabo ????
Distinções entre a Economia Capitalista e a Economia Solidária Com computador e projetor: uso de apresentação disponível no Colivre em odp. Sem esses recursos, uso de fichas explicativas. 15' No caso de apresentar essa etapa através de fichas, elas podem ser fixadas nos cartazes anteriormente usados que opõem economia e solidariedade. Inclusive, isso facilita a percepção da dicotomia capitalista e solidária entre os presentes.
Formas de manifestação da Economia Solidária Com computador e projetor: uso de apresentação disponível no Colivre em odp. Sem esses recursos, uso da mesma apresentação impressa. 15' Captar na platéia de há experiências de vida semelhantes às apresentadas.
Encerramento Dinâmica da rede 20' As pessoas demonstram suas impressões da oficina, em uma ou mais palavras, a partir do desenrolar aleatório dos fios de um novelo de barbante

5. Ementa

Recursos Necessários

Recursos necessários (a depender da atividade adotada):
  1. Etiquetas para identificação;
  2. Folhas de flip-chart;
  3. Papel individual para rascunho;
  4. Piloto;
  5. Canetas;
  6. Data Show.

-- JoseliceAbreu - 28 Aug 2007
Topic revision: r1 - 28 Aug 2007, JoseliceAbreu
 

This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback