GNU/Linux Servidor 2

Sumário

Plano de Ensino

Objetivo Geral : Conhecer e compreender aspectos avançados do sistema operacional GNU/Linux e de redes de computadores, com o objetivo de ser capaz de implantar e administrar uma rede de computadores com GNU/Linux, instalar, confirurar e manter serviços, enfatizando questões de segurança e desempenho.
Objetivo específico Conteúdo Recursos pedagógicos Carga Horária
Aprender a projetar e implantar sistemas de proxies, NAT e filtragem de pacotes, que caracterizam um firewall completo numa rede GNU/Linux. Filtragem de pacotes e tradução de endereços (NAT); políticas de firewall; proxy com squid; interfaces gráficas de configuração. Aula expositiva com auxílio de de recursos áudio-visuais (apresentação de slides) e exercícios utilizando ferramentas reais para configuração e gerência de proxies e firewall em um ambiente simulado. 6h
Compreender a arquitetura do Kernel Linux e seus componentes, métodos de compilação, aplicação de patches, manipulação de módulos. O processo de compilação e ferramentas para compilação em distribuições; personalização do kernel; instalação e remoção de módulos, e compilação e manipulação com o modules-assistant; aplicação de patches. Projeto de compilação de um kernel utilizando os fontes reais do Linux e as ferramentas oferecidas pela distribuição utilizada, e de compilação de um módulo externo ao kernel a partir dos fontes utilizando o m-a; demonstração e exercícios de configuração de módulos a serem instalados ou banidos durante o boot utilizando os arquivos do ambiente real. 6h
Entender os conceitos para alta disponibilidade versus. alta performance em serviços críticos, lidando com RAID, LVM e ferramentas para clustering no GNU/Linux. Conceitos de alta disponibilidade, alta performance, clusters; RAID - Redundant Array of Independent (ou Inexpensive) Disks; LVM - Logical Volume Manager; Virtualização no GNU/Linux com XEN; Cluster de alta disponibilidade com LVS (Linux Virtual Server), keepalive e VRRP (Virtual Router Redundance Protocol). Aula expositiva com auxílio de de recursos áudio-visuais (apresentação de slides) e demonstrações utilizando ambientes simulados. 6h
Conhecer os princípios básicos para gerência e monitoramento de redes heterogêneas a partir do GNU/Linux, bem como ferramentas como Nagios, Cacti e MRTG. Conceitos básicos para gerência de redes e gerência de falhas; instalando e configurando o Nagios; monitoramento remoto de recursos. Aula expositiva com auxílio de de recursos áudio-visuais (apresentação de slides) e demonstrações e exercícios de instalação e configurações utilizando o ambiente real. 6h
Carga Horária Total (h): 24

Ementa

6) Netfilter/IPtables

Projeto e implantação de sistemas de proxies, NAT e filtragem de pacotes, que caracterizam um firewall completo numa rede GNU/Linux. São utilizados os comandos baixo nível para manipulação do NetFilter e demonstradas algumas ferramentas para auxílio e produtividade.

  1. Conceitos: filtragem de pacotes e tradução de endereços (NAT)
  2. Políticas de firewalling
  3. Implementando regras de filtragem e NAT no iptables
  4. Ferramentas de auxílio via WEB e GUI
  5. Controle de banda com CBQ/Shaper

7) O Kernel

Aqui entende-se o Linux propriamente dito, seus componentes, métodos de compilação, aplicação de patches, manipulação de módulos.

  1. Entendendo na prática o processo de compilação
  2. Adequando seu kernel:
  3. Suporte a sistemas de arquivos, processadores e dispositivos
  4. Habilitando corretamente drivers de vídeo, rede, som para seu hardware:
  5. Manipulando módulos do kernel
  6. Aplicando patches para performance em servidores (diff, patch)

8) Disponibilidade e clustering

Entendendo conceitos para alta disponibilidade vs. alta performance em serviços críticos, lidando com RAID, LVM, ferramentas para clustering e ferramentas para virtualização no GNU/Linux.

  1. Conceitos: alta disponibilidade, alta performance, clusters
  2. RAID - Redundant Array of Independent (ou Inexpensive) Disks
  3. LVM - Logical Volume Manager
  4. XEN - Virtualização
  5. Cluster de alta disponibilidade com LVS (Linux Virtual Server), keepalive e VRRP (Virtual Router Redundance Protocol)
Topic revision: r1 - 22 Sep 2009, UnknownUser
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback