Iniciar Apresentação

Como (possivelmente) seus filhos e (certamente) seus netos serão escravizados.

O triste resultado da nossa
alienação e isenção.

Quem sou eu

Sou usuário de SL desde 98 e desenvolvedor de SL desde 2003, contribuidor de vários projetos de SL, co-fundador do PSL-BA e da cooperativa Colivre.

Capítulo 1: No ciberespaço o software é a lei.

A internet não é um mundo virtual.
É uma dimensão digital do mundo real.

Onde se desenvolvem relações reais entre pessoas reais e onde pessoas reais realizam trabalho intelectual real.

O Facebook é a rede mais acessada por crianças e adolescentes. Em 2016, 75% dos usuários de Internet com idades entre 9 e 17 anos possuíam perfil na plataforma. O WhatsApp, é a segunda (72%), seguido do Instagram (36%), Snapchat (27%) e Twitter (16%).

TIC KIDS ONLINE 2016 p.112

Quem na década de 90 teria imaginado que 20 anos depois um país de terceiro mundo teria tantos participantes em uma rede social digital? Quantos imaginaram e discutiram tamanha concentração da interação online mundial nas mãos de um único ente privado? Certamente alguns autores de ficção cientifica e membros da ICAN e NIC.BR, mas esses vislumbres não se espalharam nem mesmo nos meios de TI.

“Se é grátis, então você é o produto”

Se uma organização com fins lucrativos, lhe entrega sua principal produção gratuitamente, então, na verdade, você é o produto que ela vende.

No Facebook, um usuário médio, nunca receberá 100% das postagens produzidas pelas paginas e pessoas que segue.

×

Em 2016 o WhatsApp elevou a lotação de grupos de 100 para 256 pessoas.
(No mesmo ano o aplicativo de mensagem atingiu 1 bilhão de usuários)

Enquanto o Telegram já permitia grupos com até 20mil pessoas desde 2015.

G1 fev/2016, Blog Telegram set/2017

Um ente privado tem o direito de legislar sobre a sociedade?

Capítulo 2: O fim da privacidade.

Assim como todos nós, todas as corporações estão em rede, conectadas entre sí e trocando informações. Num momento em que mesmo informação sobre hábitos banais tem valor e todo software ou serviço é um agente extrator de informações pessoais, a sociedade é um grande rebanho que alimenta e é guiado pela indústria.

E o Windows?

Na primeira década de 2000 foi descoberto que o Windows conectava a alguns domínios e transmitia informações sem a interação ou permissão do usuário. Pouco depois a MS adicionou um software espião de forma mais explícita e publicou em seu site um manual explicando como remove-lo. Muitos acharam que a MS estava tentando melhorar a sua imagem, outros, mais esclarecidos como o Sergio Amadeu apontaram que a estratégia era desviar o debate. Em vez de questionar a espionagem a MS tentava nos fazer crer que ela tinha direito de fazer isso, já que vc tem a opção de saír.

Sempre foi um spyware...

Faz (só) 5 meses que o MPF processou a Microsoft por coletar dados sem autorização.

E os celulares?

Hoje cada jogo no seu celular, cada app no seu fb, cada visita em site aleatório, cada compra com cartão de crédito, cada cadastro de CPF em uma farmácia é uma forma de extrair informação sua que será usada para aumentar o seguro do seu carro, negar-lhe um tratamento no plano de saúde, dificultar a sua progressão na carreira ou sua empregabilidade...

Com essa informações as corporações sabem mais sobre você que você mesmo... Eles sabem quanto você anda por dia, se vc malha e qual a sua dieta. Você pode mentir para sí mesmo dizendo que tem uma vida saudável, mas a indústria sabe que vc está a um passo da obesidade; Eles sabem que vc é de direita mesmo que vc diga sinceramente que não é de direita nem esquerda (afinal a ignorância é sincera) e assim sabem que argumentos usar para influenciar o seu voto ou para influenciar o seu apoia a causas como se fossem do seu interesse, mas só beneficiarão o topo da pirâmide.

A influência se torna cada vez mais sutil, mais forte e mais constante.
Você se torna um escravo por ação das correntes ou por viver o personagem que o sistema espera de você.

Anonimização?

  • Custo e Esforço
  • Quem? Quantos?
Você pode pensar eu posso me livrar disso usando estratégias de anonimização, mas 1: isso também gera custo prático no dia-a-dia e e restrição de oportunidades a prazo; 2: Você não é todo mundo. A maioria não sabe e tem ojeriza a aprender sobre ações técnicas mais elaboradas. Perderemos a grade maioria para o sistema, enquanto esse assunto não for tema de disciplina escolar.

O que dizer sobre a fundação do maior ambiente de relacionamento da história?

Zuck privacy joke

Capitulo 3: Autômatos

Rosie
  • IoT
  • Bots e Ciborgs
  • Instrução programada Sem educação de qualidade e com criticidade não há democracia.

Automação × Trabalho

Robôs não tirarão o trabalho de ninguém, porque eles não tem intenção nem iniciativa. Pessoas em posição de decisão farão isso e nós não queremos nem discutir a respeito.

No embate acéfalo e extremado impedimos novas ideias e adiamos até que seja inviável solucionar a questão. Para o interesse de quem? Dos que brigam ou dos que seguram as cordas?

IA × Medicina

IBM Watson
IBM Watson
Exames de imagem revolucionaram a saúde, por outro lado os médicos atuais se sentem-se inseguros ou são incapazes de diagnosticar vários casos sem apoio desta tecnologia.

A IA já é usada na medicina e sanitarismo a bastante tempo, mas hoje ela entra oficialmente no dia a dia com o serviço de analise de dados do IBM Watson.

Se um médico hoje se sente incapaz de dar diagnóstico sobre fratura sem um raio-X, o que podemos esperar do médico do futuro treinado para alinhar seu diagnostico e indicação de tratamento com o serviço da IBM?

Capítulo 4: Transhumanismo.

Trashumanismo

O transhumanismo é uma filosofia que visa analisar e melhorar a condição humana a partir do uso de ciência e tecnologia para aumentar a capacidade cognitiva e superar limitações físicas e psicológicas; analisar os problemas éticos na relação humano-robô e cérebro-máquina a partir de uma perspectiva humanística e; proclamar a liberdade e acessibilidade na escolha destes recursos pós-humanos.
  • Quantas das pessoas que vc conhece nasceram de cesária? Então vc conhece pessoas que chegaram ao mundo por vias não naturais, talvês nem poderiam chegar a existência de outra forma.
  • Algumas até foram consebidas in-vitro, os chamados bebês de proveta.
  • Você usa óculos? Então você já é um ciborgue, usando um aparato tecnológico para amplificar um sentido.

  1. Em 1883, William Lane desenvolveu um sistema de pinos e placas para a fixar ossos e tratar fraturas.
  2. Em 1958, Arne H.W. Larsson recebe o primeiro marcapasso implantável.
  3. O aparelho de comunicação de Stephen Hawking foi responsável para superar as consequências de sua doença degenerativa.
  4. Em 2014, cientistas conseguiram implantar a primeira vértebra impressa em 3D em um menino de 12 anos, que tinha um tumor maligno em sua medula espinhal.
  5. O exoesqueleto do neurocientista Miguel Nicolelis gera movimentos através do reconhecimento de impulsos cerebrais de pacientes paralíticos.
  6. Em 2014, aconteceu o primeiro implante de um olho biônico em um homem cego por mais de 30 anos.
  7. Neil Harbisson é o primeiro humano a ser reconhecido por um governo como cyborg. Ele instalou um dispositivo no cérebro que identifica cores como sons, superando parte do seu daltonismo.
  8. Em 2018 um grupo de pesquisa desenvolveu um terceiro braço funcional.

“Mas eu nunca vou participar disso.”

  • E o doping cognitivo em concursos?
  • E as chances dos jovens no mercado futuro?
  • E o efeito Gattaca?
  • E os novos padrões de socialização dependente de implantes?

Marcapassos atuais

  • Conexão wireless aumentam o risco
  • Coleta de dados de pacientes
  • Mortes por bug no software mai/2005 NY Times
“Não há mecanismos implementados para garantir que os IMD só possam ser acessados por pessoal autorizado.”

“A decisão da Suprema Corte em favor da Medtronic em 2008, a regulamentação cada vez mais flexível para softwares de dispositivos médicos e o aumento no uso do IMD na última década sugerem um pesadelo de responsabilidade de software no horizonte.”

Artigo “Killed by Code: Software Transparency in Implantable Medical Devices” jul/2010 por Karen Sandler e pares na Software Freedom Law Center

Marie Moe pesq. em segurança na SINTEF
Marie Moe
“Percebi que meu coração agora está ligado à Internet das Coisas, e isso foi feito sem me informar ou pedir meu consentimento.”
“Como posso confiar na máquina dentro do meu corpo, quando ela está executando em código proprietário e não há transparência?”
mar/2016 Wired
Karen Sandler diretora executiva da SFC
Karen Sandler
“Com o tempo, mais e mais de nós serão ciborgues. Entender que existem componentes éticos em nosso software e garantir que tenhamos a supervisão adequada é importante quando você percebe que sua vida conta com esse dispositivo.”
abr/2016 The Outline

Se não lutamos hoje para garantir que nossos devices sejam plenamente auditáveis e confiáveis, que chance teremos de ter dispositivos implantados ou mesmo melhorias genéticas plenamente auditáveis e confiáveis? Quando não nos for permitido conhecer ou mesmo controlar o funcionamento do nosso corpo não seremos mais donos nem de nós mesmos, seremos escravos, por mais discreto que seja o nosso senhor.

Tudo está ligado!

Todos nós somos capazes de apontar soluções fortes e com alta probabilidade de solucionar cada um dos casos apontados. O problema é que temos uma coleção de casos e, mais do que isso, solucionar casos isolados é tratar os sintomas e não a doença. Claro que quase todos os casos são multifatoriais, mas (de forma mais ou menos direta) todos estão ligados ao acesso a informação e a liberdade de apropria-se desta, modificá-la, corrigi-la e etc... Estamos falando de Software Livre não como um simples redutor de custos, estamos falando da aplicação deste conceito para a função a qual foi originalmente proposto: garantir a nossa liberdade.

Perguntas?

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
Karen-Sandler.jpgjpg Karen-Sandler.jpg manage 22.2 K 27 Apr 2018 - 18:15 AurelioAHeckert  
Marie-Moe.jpgjpg Marie-Moe.jpg manage 38.9 K 27 Apr 2018 - 18:00 AurelioAHeckert  
Puppet-Master.pngpng Puppet-Master.png manage 120.0 K 25 Apr 2018 - 03:09 AurelioAHeckert  
Rosie.pngpng Rosie.png manage 59.2 K 27 Apr 2018 - 14:43 AurelioAHeckert  
Zuckerberg_-_dumb_fucks.jpgjpg Zuckerberg_-_dumb_fucks.jpg manage 98.5 K 24 Apr 2018 - 14:05 AurelioAHeckert  
cell.pngpng cell.png manage 281.2 K 27 Apr 2018 - 03:51 AurelioAHeckert  
confianca.jpgjpg confianca.jpg manage 377.0 K 24 Apr 2018 - 14:01 AurelioAHeckert  
digital-mark.jpgjpg digital-mark.jpg manage 40.2 K 10 Sep 2018 - 16:15 AurelioAHeckert  
elysium.jpgjpg elysium.jpg manage 319.5 K 10 Sep 2018 - 14:40 AurelioAHeckert  
mar-de-gente.jpgjpg mar-de-gente.jpg manage 582.9 K 24 Apr 2018 - 14:02 AurelioAHeckert  
privacy.jpgjpg privacy.jpg manage 34.7 K 24 Apr 2018 - 14:02 AurelioAHeckert  
rede-bloqueio.pngpng rede-bloqueio.png manage 212.7 K 24 Apr 2018 - 14:54 AurelioAHeckert  
robos1.ind.pngpng robos1.ind.png manage 166.6 K 26 Apr 2018 - 02:34 AurelioAHeckert  
robos2.ind.pngpng robos2.ind.png manage 97.7 K 26 Apr 2018 - 02:34 AurelioAHeckert  
telegram.pngpng telegram.png manage 36.5 K 24 Apr 2018 - 14:02 AurelioAHeckert  
theylive.jpgjpg theylive.jpg manage 161.6 K 24 Apr 2018 - 05:11 AurelioAHeckert  
trashumanismo.jpgjpg trashumanismo.jpg manage 170.6 K 27 Apr 2018 - 18:25 AurelioAHeckert  
watson-ibm.pngpng watson-ibm.png manage 75.9 K 10 Sep 2018 - 14:39 AurelioAHeckert  
whatsapp.pngpng whatsapp.png manage 398.9 K 24 Apr 2018 - 14:03 AurelioAHeckert  
zuck.jpgjpg zuck.jpg manage 107.4 K 24 Apr 2018 - 14:04 AurelioAHeckert  
Topic revision: r18 - 15 Oct 2018, AurelioAHeckert
 

This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback