Cultura Digital na Escola
Habilidades, experiências e novas práticas

Blog

Um blog (contração do termo “web log”, também chamado de “blogue” em Portugal) é um tipo de site cuja estrutura permite a edição rápida por usuários a partir de acréscimos dos chamados artigos ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Os blogs são ferramentas de compartilhamento de ideias. A diversidade de blogs na blogosfera abrange um número de assuntos ilimitado. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. A liberdade de escrita dos blogs permite aos seus usuários que difundam suas opiniões acerca de qualquer assunto e que, posteriormente, obtenham respostas através de comentários sobre suas publicações. A combinação das características de facilidade, ampla divulgação e multimídia tornam o blog uma ferramenta com muitas aplicações à prática didática (MARQUES, PIMENTEL & SIQUEIRA, 2010).

Um post típico combina texto, imagens e links para outras páginas da Web e mídias relacionadas ao tema. A capacidade de os leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. Na figura abaixo apresentamos a tela do Blog de História do 6º ano mantido pela professora Alessandra Rizzo do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro.

Blog de História do 6º ano
Blog de História do 6º ano. Fonte: <http://hist6anoen2.blogspot.com.br>

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento técnico. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais.

Toda esta liberdade dos blogs pode ser explorada em uma turma para produzir trabalho em colaboração e incentivar os participantes – neste caso, os estudantes – a serem ativos mesmo fora da sala de aula. Da Silva (2008) relata a experiência de utilização de um blog em uma turma do curso de Letras. Sua pesquisa indicou que o blog funcionou bem para promover a interação entre os alu- nos, aumentando assim a comunicação entre os participantes, visto que os mesmos se sentiram mais bem à vontade em participar do ambiente virtual em relação à sala de aula. As habilidades de escrita dos alunos também foram bastante incentivadas, diminuindo o medo da escrita e o de ser criticado por outras pessoas.

Os professores podem adotar blogs para auxiliar suas turmas, por exemplo, a criar um portfolio para armazenagem de conteúdos utilizados nas aulas. Neste caso, seria produzido um ambiente no qual os trabalhos e atividades dos professores e alunos são expostos; mui- tas vezes conseguindo articular outros blogs de mesmo interesse ou de mesmo tema para eles. Com tudo isso, os blogs são ferramentas poderosas para ajudar os alunos a desenvolverem duas habilidades de escrita, visto que cada um pode contribuir com suas opiniões e ver o estilo de escrita de seus colegas de classe.

Série Professor Criativo
Construindo cenários de aprendizagem

  • Alex sandro Gomes
  • Pasqueline dantas scaico
  • Lays rosiene alves da silva
  • Ivson Henrique Bezerra dos santos

Pipa Comunicação — Recife, 2015
Topic revision: r1 - 30 Mar 2016, AurelioAHeckert
 

This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback