Aprendizagem Autônoma em Ambientes Digitais Voltados a Educação

Tema:

Aprendizagem Autônoma

Foco:

O processo de aprendizagem no site KhanAcademy, por ser este um dos grandes exemplos da atualidade de aprendizagem autonomia na web, com vasto e variado conteúdo, cobrindo boa parte do conhecimento escolar e alguns tópicos de graduação. Além disso o KhanAcademy também provê ferramentas de avaliação e acompanhamento que pode ser usado para o interesse pessoal, ou em aliança com a escola.

Objetivo Geral:

Compreender como a aprendizagem acontece sem o auxílio direto de um professor no ambiente digital e como ela poderia influenciar a escola.

Objetivo Específico:

Compreender como funciona o site KhanAcademy, em que formatos o conteúdo é apresentado, como acompanhar o progresso do estudante, como acontece a orientação, como o professor pode aproveitar esse espaço.

Justificativa:

Em uma primeira perspectiva, o conteúdo da escola segue interesses e uma visão de mundo que não é necessariamente compartilhada por todos. Nada deveria impedir a busca por conhecimentos diferenciados, mas em um mundo com necessidades cada vez mais variadas e com sede de inovação essa busca teve ser valorizada e facilitada.

Por outra perspectiva, não existem duas pessoas iguais, não existem dois estudantes que aprendam da mesma forma, no mesmo rítimo e com os mesmos interesses. A homogeinidade da apresentação do conteúdo na escola além de pouco eficiente, pode comprometer o desenvolvimento daqueles com perfil mais distante do padrão. Possibilitar que cada um absorva o conteúdo escolar em seu rítimo e cubra a árvore do conhecimento de acordo com o seu interesse é mais do que respeitar a diversidade, é possibilitar o melhor desenvolvimento de cada ser humano.

O indivíduo que busca conhecimento diferenciado ou de ponta, não pode esperar pela adequação da escola, deve buscar os ambientes digitais de aprendizagem autônoma e/ou colaborativa, assim como históricamente buscamos as bibliotecas. A diferença é que agora temos acesso imediato e fácil sobre qualquer assunto que esteja disponibilizado, a interação auxilia o entendimento e estimula o aprendizado.

A escola clássica e principalmente o professor não podem ser culpados pela relativa inaptidão das instituições de ensino para as necessidades da atualidade e das próximas gerações. O custo de um ensino personalizado seria inviável para a sociedade atual dentro do modelo escolar vigente, daí a importância da relação escola e ambientes digitais de aprendizagem autônoma e/ou colaborativa.

Metodologia:

Esta será uma pesquisa qualitativa, inspirada na netnografia, que consistirá nos seguintes passos: Participar do site KhanAcademy, como estudante, listar e analisar uma amostra de seus conteúdos e os modelos sobre os quais são disponibilizados; Analisar as ferramentas de auto acompanhamento; Analisar como o site orienta os estudantes; Analisar as ferramentas de tutoria; Analisar as propostas do KhanAcademy sobre seu uso nas escolas; Analisar opiniões de usuários.

A netnografia, metodologia derivada da etinografia para a as redes digitais, foi escolhida para possibilitar e aproveitar a imersão no objeto de estudo enquanto membro, para assim analisar seus símbolos de forma mais adequada. O termo foi cunhado por Dr. Robert V. Kozinets e o autor diz que, o metodo pode ser mais rápido, simples e barato que a etinografia clássica, além de mais natural e discreta que grupos focais ou entrevistas (Kozinets, 2010), (del Fresno, 2011). Este é um método qualitativo, por isso mesmo os objetivos são criticar cada característica focada deste objeto de estudo.

Referências

FRESNO, MIGUEL del. Netnografía. 1ª edição. Editora UOC, Fevereiro 2011, 112 páginas. Coleção TIC CERO

Site Khan Academy http://www.khanacademy.org
Topic revision: r1 - 10 Jun 2015, UnknownUser
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback