Software Livre, por que sim?

Projeto de sensibilização e promoção do uso e desenvolvimento de Software Livre

Objetivos: sensibilizar a sociedade para os benefícios sociais da adoção do software livre

  1. Esclarecer acerca do software livre, seus atores, sua forma de constituição e os benefícios de sua adoção frente a sistemas proprietários considerando seus aspectos éticos, políticos e economicos

  2. Disseminar o uso do software livre na criação, produção, mixagem, compartilhamento e desenvolvimento de linguagens e outras tecnologias

Primeiro passo:

Divulgação da filosofia do software livre por meio de experiências de uso e desenvolvimento concretizadas na cidade de Salvador, Bahia, por meio da Colivre.

Release 1:

Oxente, e na Bahia tem hacker!?

Que na Bahia tem acarajé e tem carnaval, todos já sabem. E é nessa baía de São Salvador, terra de nosso senhor do Bonfim, que um grupo de jovens hackers vem consolidando formas de trabalho cooperativo com base no software livre.

Sim, na Bahia também tem hackers e dos bons. Diferente do que se costuma ouvir por aí, hackers não são criminosos do mundo digital. Quando você liga seu computador, quando acessa um joguinho no telefone celular, quando vai fazer uma operação em um caixa rápido, são os hackers que estão lá, inventando através do trabalho, muitas vezes criativo em desenvolvimento de softwares, instalados nas diversas máquinas para que essas nos entendam e vice-versa.

Hackers são pessoas com conhecimentos profundos em programação ou desenvolvimento de sistemas, softwares ou programas. Atualmente, há um crescente movimento para mostrar que hackers não são criminosos do mundo digital. Pessoas que usam seus conhecimentos e destreza para invadir sistemas e praticar delitos eletrônicos são chamadas de crackers.

Hackers são reconhecidos como pessoas aficcionadas por tecnologias e também por produzir conhecimento de forma livre, aberta e acessível. Exemplo disso é o grupo de jovens hackers soteropolitanos que criou uma cooperativa cujo objetivo é fornecer soluções tecnológicas pautadas no respeito às pessoas, ao meio ambiente, tendo como base dos serviços prestados, o software livre.

A Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres, é a união de graduados dos cursos de Ciência da Computação e Administração da UFBA que deram origem a um empreendimento de econômia solidária. A Colivre se especializou em desenvolvimento Web (soluções voltadas para uso via internet) e redes sociais, trazendo no seu portfólio propostas inovadoras na área em âmbito nacional.

Quer conhecer um mais? Acesse http://colivre.coop.br

Sim, na Bahia tem hackers e eles nos mostram que a cidade do Salvador tem muita tecnologia a ofecerer além do delicioso acarajé, é claro.


Fontes de consulta: entrevista de Vicente Aguiar à TVE Revista na Semana Nacional de Tecnologia (ver ano)

Silveira, Sérgio Amadeu da. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. Coleção Brasil Urgente. 79 p.

Release 2:

Software livre, por que sim?

Você compra um novo equipamento, um notebook, um computador, e ele vem com um sistema operacional. Você mostra para um amigo, ele gosta daquele sistema, acha bonito, cheio de recursos e pede a você uma cópia para instalar também. Contudo, você começa a esbarrar em algumas pequenas dificuldades... o software vem pré instalado, você não tem um CD ou DVD que possa emprestar. Ou ainda, se tiver, você tem dificuldades para fazer a cópia pois dá erro, falha e você perde vários discos. Ou ainda, você simplesmente não sabe como fazer para dar a seu amigo uma cópia do sistema operacional que você comprou... enfim, você comprou, mas o sistema operacional é realmente seu?

Você acredita mesmo que o software que vem no seu computador novinho, com nota fiscal e dentro da lei lhe foi dado de brinde? Você se importa com isso?
Topic revision: r4 - 08 Feb 2012, AneOiticica
 

This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-Colivre? Send feedback