Flávio Araújo Santos

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai em oração. (Rm. 12:12)

Deus sempre tem uma palavra de conforto para cada um, independente do momento.

Eletricidade

Matéria

Introdução

Apesar de não enxergarmos, (apenas, percebemos seus efeitos) a eletricidade origina-se e é conduzida pela matéria. Sua manifestação pode ocorrer de duas maneiras: *artificial* ou *natural*. Seja qual for a forma, a eletricidade faz parte do cotidiano, e você estar lendo este artigo neste momento, justamente pela existencia da *ELETRICIDADE*. Logo, saber a gênesis da ciência chamada eletronica é essencial para o bom desenvolvimento do curso. Neste tópico, veremos:

  1. Definição de matéria
  2. Estrutura da matéria
  3. Estados físicos
  4. Moléculas

Definição

eletricidade → *TEORIA ELETRÔNICA*.

Estrutura da matéria → divisão até a sua menor porção possível, ex: ferro, caracterizado pelo átomo do ferro.

(por a imagem de um átomo)

Energia atômica

Forças que mantém a integridade do átomo → ex: força que mantém os elétrons em órbita ao redor do núcleo.

Quando conseguimos destruir um átomo, dividindo o seu núcleo nas partículas menores que o formam, temos liberação de quantidade gigantescas de energia. Esta energia é denominada *ENERGIA NUCLEAR*.

Moléculas

Em química, é estudado a *TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS*, em que conhecemos uma quantidade limitada de elementos (átomos). No entanto, aprendemos que, combinando esses elementos, podemos produzir as substancias (madeira, aço, plastico, óleo, etc).

Substancias simples, Substancias compostas.

são compostas por agrupamentos de átomos (do mesmo tipo ou não) denominados de *MOLÉCULAS*

(por quadro exemplificando substancias simples e substancias compostas)

Estados da Matéria

Estados principais da matéria: SÓLIDO, LÍQUIDO e GASOSO. Estes três estados se devem à manifestação de forças que mantêm as moléculas unidas, as chamadas Força de coesão. grau de coesão entre os estados, menos no gasoso ao mais no sólido.

gases, forma e volume variável, pouca coesão;

liquido, forma variável, mas volume fixo, média coesão;

sólido
forma e volume fixo, muita coesão;

Átomo

Eletricidade

Eletroestática

Processos de Eletrização

Campo Elétrico

Eletrodinâmica

Efeitos da Corrente Elétrica

Resistência Elétrica

Potência Elétrica

Geradores I

Geradores II

Geradores III

Receptores

Atividades Práticas

Aula 1 - Atividade Prática

Quais as principais aplicações do Gás de Hidrogênio e do Gás Hélio, atualmente?

Aula 2 - Atividade Prática 1

Aula 2 - Atividade Prática 2

Aula 4 - Atividade Prática 1

  1. Calcule o valor de um resistor que tem uma queda de tensão de 10V quando percorrido por uma corrente de 0,4A. Passo 01: você quer determinar a resistência. Então coloque um sinal de igual na frente do R, dentro do triângulo. Passo 02: repare que entre "U" e "I" temos um traço horizontal. Isso é para lembrar que "U" deve ser dividido por "I" para resultar "R". Passo 03: substitua os valores de "U" e "I". Passo 04: execute a operação:
"R" = 25 Ohm

  1. Calcule o valor da queda de tensão entre os terminais de um resistor de 30 ohm, quando ele é percorrido por uma corrente de 0,5A. Passo 01: você quer determinar a tensão. Então coloque um sinal de igual na frente do U, dentro do triângulo. Passo 02: repare que entre "R" e "I" temos um traço vertical. Isso é para lembrar que "R" deve ser multiplicado por "I" para resultar "U". Passo 03: substitua os valores de "R" e "I". Passo 04: execute a operação:
"U" = 15 Volts

  1. Um resistor dissipa uma potência de 40W quando percorrido por uma corrente de 2A. Qual é o valor, em Ohms, deste resistor? Passo 01: a fórmula da potência não permite calcular o valor da resistência, diretamente. Só é possível calcular, com os dados disponíveis, o valor da tensão sobre o resistor ("U"). "P = U * I" Passo 02: mas pela lei de Ohm, você pode determinar o valor de "U" em função de "R" e "I". "U = R * I" Passo 03: substitua o"U" da formula da potência pelo "U" obtido no passo 02:. "P = R * I * I" Passo 04: substitua os valores de "R" e "I" da fórmula pelos valores fornecidos pelo exercício. "P = R * I * I" Passo 05: execute a operação.
"R" = 10 Ohms

Aula 5 - Atividade Prática 1