.
Aurium.Colivre.Coop.br Esse site é Legal Demais para Internet Explorer

Aurium :: "Clique e Instale" - "Click and Install"

Últimas blogadas:

HeadlinesPlugin ERROR: 403 Forbidden
Cirandas.net



Nota: Propus essa ferramenta e implementei a prova de conceito em maio de 2005. Infelizmente não tive tempo para fazer algo mais sério e ninguém mais continuou.

Hoje existe o AptURL, criado com a mesma intenção. Esta página não faz mais sentido, é apenas história.

A Viagem

A tempos venho sonhando com a possibilidade de dar ao usuário leigo a possibilidade de clicar em um link numa página web e iniciar o processo de instalação (como o Click and Run da Linspire). A +/- 2 semanas decidi começar, focado no Debian. Fui conversar com Terceiro e ele me deu aquele dôce apoio de sempre: "Você e seus scripts ... Synaptic não é suficiente não? ...mais uma ferramenta?"

É... Eu sei que é útil, mas Terceiro me mostrou que não estava maduro. O que eu devia fazer? Um patch pro Synaptic seria melhor? Nessa de ficar pensando em "o que?" e "como?", me passavam também idéias sobre soluções em shell script para a idéia, até que me toquei... Isso pode servir pra tudo. A idéia é independente de distribuição e a divulgação de um software para facilitar a instalação para uma distro ainda tem a potencialidade de ajudar usuários de qualquer outra distro.

Mas, exatamente, qual é a proposta?

Imagine que você visitou uma página, como essa, que fala de um software que você achou bala (como esse!). E então, o que você faz? Baixa o fonte e compila? Usa o APT (YES!!!)? Não... Usa o Synaptic, busca pelo dito cujo e instala? Infelizmente poucos de nós são capazes de fazer isso. Absurdo? Concordo... Maaaaas, talvez você leitor seja um hacker excepcional, consegue dar nó em pingo d'água (digitalmente falando), mas não sabe como Manoel consegue fazer aquilo no GIMP! Ho meu Deus! O GIMP está todo lá, disponível e não consigo fazer nada... Ou então é um preconceituoso comedor de carne que acha os vegetarianos um bando de v...dinhos, mas não sabe metade do que eles sabem sobre nutrição e não imagina como alguém pode ser feliz sem um bife (ergh!). Por isso acho que valeu a pena gastar um tempo considerável iniciando essa idéia. Porque nem todos sabem de tudo, normalmente as pessoas só sabem o que são obrigadas a saber. Tá... Concordo que isso faz parte do sistema onde vivemos. Sim! Concordo que o SL é uma das saídas dele... Pois então... só teremos chance de mudar um pouco essa cultura se o SL chegar fácil em qualquer lugar, pra qualquer um.

Tá tá tá... Então você visitou uma página, como essa, que fala de um software que você achou bala (como esse!). E então, o que você faz? Clica num botão legal que nem esse aí em baixo!
Clique e Instale
Clique e Instale
O Link aponta para um arquivo de exemplo que dá os dados para instalar o Clique e Instale em algumas distros.

A idéia é que o navegador já esteja configurado para reconhecer o mime-type e mandar o arquivo baixado para o script click-and-install que perguntará se o usuário realmente quer instalar o tal software, requisitará a senha de root e iniciará o processo de instalação usando funções de abstração da distro. O software será baixado dos repositórios oficiais da distro usando o gerenciador de instalação da própria (no caso da Debian, será usado o apt que baixará dos mirros configurados), isso dará segurança ao usuário e garantirá a consistência do sistema de pacotes.

o_navegador.jpg
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Arte/SoftwareLivreParaArteDigital

DiggThis

Copyright © 2004 - 2018 Aurélio A. Heckert
Conteúdo licenciado sob Creative Commons by-nc-sa