.
Aurium.Colivre.Coop.br Esse site é Legal Demais para Internet Explorer

Aurium :: BlogadaAurium20061122182746

Últimas blogadas:

%HEADLINES{"http://softwarelivre.org/aurium/blog/feed" refresh="600" header="SoftwareLivre.org" limit="15" format=" * $title" }% %HEADLINES{"http://cirandas.net/aurium/blog/feed" refresh="600" header="Cirandas.net" limit="15" format=" * $title" }%



Poderia um desenhista digital viver sem um aplicativo gráfico vetorial? Talvêz, mas duvido que seja uma boa vida. smile

A comunidade de Software Livre ganhou um grande presente quando um grupo decidiu pegar os espólios de código do Gill e iniciar o Sodipodi, mas algo realmente revolucionário veio quando um grupo dentro do Sodipodi, insatisfeito com o modelo seguido pelo grupo, decidiu iniciar o Inkscape. Não acredito que eles imaginavam que o Inkscape atrairia tanta gente em pouco tempo de vida.

E aí blá blá blá… a vida seguiu e percebemos que seria legal organizar uma comunidade de usuários brasileiros de Inkscape (InkscapeBrasil.org), para trocar conhecimentos e estimular a contribuição com o projeto Inkscape.

No site da comunidade já temos algumas informações legais como tutoriais de uso do Inkscape e outras mais avançadas como documentação sobre como fazer extensões

Uma idéia importante que está rolando agora é do Concurso da Imagem da Tela Sobre o Inkscape 0.45 que ainda não está acontecendo de verdade porque o pessoal não colocou o sistema do concurso no ar. smile   …mas nada impede que façamos algo já.

Eu fiz essa:
[[http://wiki.colivre.net/pub/Aurium/BlogadaAurium20061122182746/inkscape-about-Ants.svgz][]]
Artistas, Apresenten-se!

Contribuições legais aparecem com frequência, como o efeito PathDeform e um novo tema de ícones (ainda não pronto) que achei sensacional.

Você pode baixar temporariamente daqui:
http://ramnet.se/~nisse/diverse/temp/inkscape-icons.tar.gz

Para instalar, coloque o arquivo icons.svg dentro de /home/<seu_login>/.inkscape/icons ou em /usr/share/inkscape/icons/ para todos os usuários.

Outra coisa legal para esse fim de ano ainda é a saida do Inkscape 0.45 com várias coisinhas legais dentro. big grin O filtro de desfocagem (blur) é o que mais chama a atenção, mas tembém tem melhorias de interface, aumento do número de formatos suportados (incluindo exportação de pdf) e o SIOX na vetorização de bitmaps. Não conhece o SIOX? Imagine que você tem uma pessoa em uma paisagem e quer pegar só a pessoa. O que você faz? Recorta a pessoa do fundo antes? Certo… mas isso é trabalhoso, não? O SIOX poder reconhecer padrões ao redor do elemento selecionado e retirá-los automaticamente. Bem, tem mais, mas deixa isso pra notícia de release do 0.45.

(Quem usa o 0.44 + dev (a versão de teste pré 0.45) já está aproveitando isso tudo.)

Pra fechar com chave de ouro, tenho que chamar atenção pra um detalhezinho…
Veja só parte das estatísticas de visitação do site http://InkscapeBrasil.org :
Navegador Visitantes %
Mozilla/Gecko Core 1249 81.26%
MSIE Core 224 14.57%
S.O. Visitantes %
Windows 767 49.90%
Linux/Unix 761 49.51%
Apple 9 0.59%
Fonte: http://extremetracking.com/open;sys?login=inkbr (dia 22/11/2006)

O perfil dessa galera é bem coerente. Raro termos uma proporção tão grande de usuários de SL (só de alguns aplicativos ou até o SO), fora os específicos sobre o uso de GNU/Linux.

DiggThis

Copyright © 2004 - 2019 Aurélio A. Heckert
Conteúdo licenciado sob Creative Commons by-nc-sa