.
Aurium.Colivre.Coop.br Esse site é Legal Demais para Internet Explorer

Aurium :: BlogadaAurium20060517005411

Últimas blogadas:

%HEADLINES{"http://softwarelivre.org/aurium/blog/feed" refresh="600" header="SoftwareLivre.org" limit="15" format=" * $title" }% %HEADLINES{"http://cirandas.net/aurium/blog/feed" refresh="600" header="Cirandas.net" limit="15" format=" * $title" }%



Vêz por outra me bato com algo na internet e me pergunto em que planeta eu estava, porque as pessoas falam do assunto como algo já conhecido e eu não fazia idéia de que aquilo existia…

[[http://www.microformats.org][]]
Os padrãoes web estão amadurecendo, procriando e uma proposta chamada microformats está ganhando corpo com a idéia "Criado primeiro para humanos e máquinas em segundo lugar". Assim como existem os padrões de projeto para desenvolvimento de software, foram criados pequenos padrões para casos específicos usando classes e alguns atributos em tags semanticamente coerentes para dar mais poder semantico a web. Não vou repetir o que já está sendo dito por aí, leia o post introdutório sobre microformats de Henrique Costa Pereira.

Existe uma pequena coleção de especificações, que estão sendo comentadas por Henrique, como é o caso do hCard. Você pode ter uma idéia de como é simples usar o padrão com o gerador de hCard. Eu fiz um cartão para a cooperativa Colibre num modelo um pouco diferente, mais completo, mas igualmente válido, usando as classes que identificam cada parte do conteúdo: Note que o padrão dá bastante poder de formatação via CSS e que teremos muito em comum entre os conteúdos publicados no mesmo modelo. Isso ajudará no desenvolvimento com equipes grandes ou desconexas e também na manutenção de código de terceiros. Bem… também não se pode esperar que as pessoas abracem padrões tão facilmente… Mas um lider de projeto poderia dar um empurrãozinho. stick out tongue

Veja no 24 ways uma forma bem inteligente de criar um hCard dentro de um texto biográfico, mantendo o texto conciso e semanticamente anotado para que, por exemplo, usuários possam automaticamente adicionar o contato ao seu livro de endereços.

Existem também mini padrões de implementação, como o datetime-design-pattern que define como a data e hora devem ser representados em qualquer microformato que necessite desta informação. Assim quanto mais micro formatos conhecemos mais simples é aprender outros e as implementações de leitura (ou escrita) desses podem compartilhar bastante código.

De acordo com o Henrique Costa o Google já identifica alguns dos padrões definidos pelo microformats. Ou seja, quer que o conteúdo de sua agenda ganhe pontos no Google? Então use hCalendar e o mesmo para os outros casos. Li uma duzia de textos nas últimas horas… Agora estou tonto e sem referência, mas já existem ferramentas para ajudar navegantes que estão aproveitando a existencia destes padrões. Estou pensando em fazer extenções ou user scripts para o Firefox aproveitando isso.

Até Bill Gates disse que acha os microformats importantes para a web(!!!). Só espero que a MS não quebre mais esse padrão…

DiggThis

Copyright © 2004 - 2019 Aurélio A. Heckert
Conteúdo licenciado sob Creative Commons by-nc-sa