.
Aurium.Colivre.Coop.br Esse site é Legal Demais para Internet Explorer

Aurium :: BlogadaAurium20050710174345

Últimas blogadas:

%HEADLINES{"http://softwarelivre.org/aurium/blog/feed" refresh="600" header="SoftwareLivre.org" limit="15" format=" * $title" }% %HEADLINES{"http://cirandas.net/aurium/blog/feed" refresh="600" header="Cirandas.net" limit="15" format=" * $title" }%



Um dia Richard Stallman escreveu a primeira versão da GPL (e vários softwares tb, é claro) e iniciou o projeto GNU com alguns colaboradores, Etienne Suvasa deu sua colaboração com o logo do GNU.

Anos depois eu fiz uma vetorização manual do GNU para conseguir uma forma mais interessante para impressos. Naquele momento o MusiComp, a festa semestral do DAComp-UFBA, estava no início e tínhamos decidido criar um vinculo com nossas convicções ideológicas (conhecíamos SL a pouco tempo, mas tínhamos entendido que esse era o caminho) e o GNU vetorizado com um headfone se tornou seu logo.

O GNU Vetorizado foi disponibilizado na web, o tempo foi passando e Stallman me enviou um e-mail pedindo que eu o cedesse a FSF. Puts… é sério… fiquei emocionado. Acho que comparável a isso só o elogio de Peter Thoeny aos meus plugins para o TWiki. Depois ele foi usado como logo do I CONISL (de forma errada, mas tudo bem) e como logo nas citações da GPL do Wikipedia.

Por último, vejo no 6º FISL essa camisa:
[[http://people.softwarelivre.org/~fernanda/fotos/imgp1593.jpg][]]
(a fotografia é da minha ídola Fernanda Weiden)
É o GNU Bold (é como eles estão chamando o GNU Vetorizado) desenhado com a troca de cores do texto da GPL.

Essa é a beleza do Software Livre, da cultura Copyleft, do Creative Commons… Eu não levei mais que duas horas fazendo o re-desenho na mão com as ferramentas primitivas de 2001. Os outros também sem muito trabalho, felizmente com ferramentas mais sofisticadas de hoje, vão dando novas formas rapidamente, sem precisar reinventar a roda e focando no que realmente precisa ser feito.

A colaboração sempre será mais vantajosa que que a concorrência. E é muito bom poder dizer…
Eu faço parte disso!

DiggThis

Copyright © 2004 - 2019 Aurélio A. Heckert
Conteúdo licenciado sob Creative Commons by-nc-sa