.
Aurium.Colivre.Coop.br Esse site é Legal Demais para Internet Explorer

Aurium :: BlogadaAurium20050709190400

Últimas blogadas:

%HEADLINES{"http://softwarelivre.org/aurium/blog/feed" refresh="600" header="SoftwareLivre.org" limit="15" format=" * $title" }% %HEADLINES{"http://cirandas.net/aurium/blog/feed" refresh="600" header="Cirandas.net" limit="15" format=" * $title" }%



Qemu é (como se define no sítio) um emulador de processador, mas emula também a memôria, placa de rede, acesso a dispositivos e tudo mais. É muito comum ve-lo sendo comparado ao VMWare como "um VWMware gratuíto", mas além de péssimo para a definição de um Software Livre essa visão é muito limitada sobre o Qemu. Enquanto o VMWare virtualiza o acesso a máquina fazendo o SO dentro dela pensar que está sozinho na máquina, mas acessando diretamente a ela o Qemu emula um processador, memôria e tudo mais. Com Qemu você realmente tem uma máquina virtual, ops, máquina emulada!

A sim… Se o VMWare envia o código das aplicações sobre ele diretamente ao processador ele conseguirá uma performance melhor que a do Qemu que emula o funcionamento de processadores. Sim, é verdade, mas quanto maior for o clock da sua CPU menor será a diferença entre os dois. Mas se você quer prefomace agora e não quer comprar outro processador, Beleza! Use o QEMU Accelerator Module. Com ele o Qemu emulando um PC sobre um PC envia as requisições diretamente ao processador real, tornando-se assim um ótimo virtualizador. wink

Se você quer se envolver no desenvolvimeto do Kernel Linux ou do Kernel GNU Hurd o Qemu é uma mão na roda para rodar e debugar o kernel, pois você pode rodar a máquina no terminal, sem saida gráfica. Isso também deve ser legal pra quem quer servidores totalmente independentes sobre uma mesma infra estrutura física. (não sei pq algém gostaria disso, mas a IBM tá vendendo isso que nem água!)

Bem, então vamos ao que interessa. Instalei um rWindows (argh!) e sem usar QEMU Accelerator Module. Pela minha esperiência com o VMWare fiquei imprecionado coma performance do Qemu. A única dificuldade é que as interfaces GUI para facilitar o uso do Qemu são específicas demais e estão em amadurecimento. A do Kurumin foi feita para o modelo do Kurumin (o que não é tão ruim asim… mas acho que já merecia um projeto próprio para ser adaptado) e a outra mais independente também é para o KDE (como a do Kurimin). Me lenhei pq uso GNOME e não to a fim de intalar os pacotes base que não vou usar pra mais nada.

Então, baseado no tutorial de Carlos E. Morimoto fiz uma instalação no Debian-BR-CDD. Se quiser repetir, seguem os passos:

Instale o Qemu. É super rápido!

Crie o disco virtual:

O qemu usa o módulo "run" do kernel para simular a rede, carregue-o com: No Debian-BR-CDD não precisou executar os outros comandos listados no tutorial do Kurumin. Se algo der errado com a rede pra você, tente as linhas que eu suprimi.

Como não quero que meu usuário ou qualquer outro possa fazer sudo, editei o /etc/qemu-ifup para que fique assim:
#!/bin/sh
# sudo -p "Password for $0:" /sbin/ifconfig $1 172.20.0.1
echo -n "Password for $0: "; su root -c /sbin/ifconfig $1 172.20.0.1
A linha comentada com sudo era a original.

Se preferir usar o GKSU para não precisar ter contato com o terminal nas próximas vezes, edite o /etc/qemu-ifup para que fique assim:
#!/bin/sh
gksu -u root -t "Qemu - confgurando  a rede" -m "Entre com a senha de root para $0" "/sbin/ifconfig $1 172.20.0.1"

Coloque o CD de instalação no drive e chame o qemu com: ( no Kurumin o cd está em /dev/cdrom mas para nós está em /dev/hdc )

Depois de instalado, pra dar boot pelo "HD" e não pelo CD:

A placa de rede é vista pelo sistema emulado como uma NE2000 genérica. No Windows 2000 ela foi detectada automaticamente, Morimoto precisou apenas configurar a rede usando a seguinte grade: Eu não cheguei a usar a rede.

Para acessar a internet dentro do Windows você precisa primeiro compartilhar. No Kurumin é usado o script compartilhar-eth0. Preciso ver como fazer isso no Debian-BR-CDD…

Quem quiser mesmo usar o rWindows, Morimoto ainda indicou isso para configurar o video no Windows 2000:
  1. Baixe o arquivo: http://www.volny.cz/xnavara/qemuvid_bin.zip
  2. Descompacte
  3. Painel de controle > Sistema > Hardware > Assistente de Hardware > Adicionar novo > Video > Com disco
  4. Aponte o arquivo qemuvid.sys
Depois de concluir a instalação já aparecerão os outros modos de vídeo no painel de controle.

Aqui está aprova de que funciona: stick out tongue

     

Comandos para a máquina virtual em tempo de execução


Se alguém tiver dicas de como melhorar esse procedimento, eu agradeço! big grin

DiggThis

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
Inst_02_p.jpgjpg Inst_02_p.jpg manage 32 K 24 Jun 2006 - 21:27 AurelioAHeckert  
Inst_03_p.jpgjpg Inst_03_p.jpg manage 29 K 24 Jun 2006 - 21:27 AurelioAHeckert  
Inst_05_p.jpgjpg Inst_05_p.jpg manage 24 K 24 Jun 2006 - 21:27 AurelioAHeckert  
Copyright © 2004 - 2019 Aurélio A. Heckert
Conteúdo licenciado sob Creative Commons by-nc-sa